Trilha do Pinheiro Velho
Esse agradável passeio fica bem no centro de Monte Verde, a trilha, margeada pelo Córrego do Cadete, leva ao ancião mais velho da região: um Pinheiro com 500 anos de idade! Daí em o nome Pinheiro Velho.
A Trilha do Pinheiro Velho fica na Avenida principal de Monte Verde e conta com uma área de preservação de Mata Atlântica nativa excepcional. O percurso de 1.850 metros proporciona uma caminhada leve e tranquila que pode ser feita por toda a família.
Na trilha há vários esquilos da espécie serelepe, um roedor muito ágil que mede cerca de 30 centímetros e se alimenta de frutos e sementes duras, neste caso os pinhões. Por enterrarem as sementes e depois esquecerem onde estão, eles ajudam no plantio de novas árvores.
As aves também são grandes atrações na Trilha do Pinheiro Velho. Para observá-las siga o passo a passo:
- Caminhe em silêncio;
- Fique atento ao canto das aves;
- Grave com o celular;
- Reproduza o som imediatamente;
- Surpreenda-se com esses belos e curiosos habitantes.
Chegando à atração principal, vale um abraço coletivo no tronco de cerca 1,70 metro de diâmetro da centenária araucária, para abraça-la é necessário pelo menos, três pessoas. Próximo do velhinho mais famoso da região, há uma nascente de água potável, a Fonte Pinheiro Velho.
Nos ajude na preservação da nascente:
- Não jogue lixo;
- Respeite as placas de Área de Proteção Permanente – APP;
- Não faça fogueiras ou queimadas;
- Não destrua a vegetação.
Há também a opção de fazer a trilha de bicicleta. Acessando pela Entrada 4, o trajeto fica digno de mountain bike, com longo trecho em declive.
Aproveite ao máximo todo o percurso da trilha e seus atrativos, preserve e valorize toda essa riqueza para que as próximas gerações também possam desfrutar desse lugar especial.